Possibilidade de classificação dos quatro grandes para as semifinais está em 19%

Matemático diz que clube precisa somar 37 pontos para passar de fase

Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

Faça as contas para ajudar o seu time

Ao contrário dos últimos anos, a possibilidade de ter os quatro grandes nas semifinais do Campeonato Paulista só cresce a cada rodada. A porcentagem atual das vagas ficarem com Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos é de 19%, aparentemente ainda baixa, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site infobola. Mas a chance de três passarem de fase é de 69%, enquanto a de ter apenas dois nas semifinais é de 12%, portanto menor que a dos quatro chegarem juntos à etapa decisiva do estadual. Não há possibilidade de apenas um ou nenhum grande avançar.

Segundo Tristão, 37 pontos garantem uma equipe na sequência do Paulistão. As chances são, na verdade, de 98%, mas é o suficiente para que uma equipe consiga, ao menos, a quarta colocação nesta fase. Somar 36 pontos dá 93% de certeza da classificação, não o bastante para uma equipe mandar um time de reservas a campo portanto. Nos últimos anos, 35 pontos asseguraram Ponte Preta em 2008 e Bragantino em 2007 nas semifinais, mas, para o matemático, o campeonato estava mais equilibrado e sem o domínio atual dos grandes.

– Nos últimos anos, apontava-se só para dois grandes nas semifinais e um nivelamento maior. Mas, nesta temporada, os principais times de São Paulo estão mais fortes. Se a Lusa e o Santo André fraquejarem, não vai ter jeito de mudar esse quadro – disse Tristão Garcia ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.

Agência/Diário de S.Paulo

Keirrison é um fator de desequilíbrio no Verdão

O Palmeiras está com a vaga praticamente garantida e até mais perto dos 100% que dos 99% redondos, mas, como ainda existe uma remotíssima possibilidade de o Verdão ficar fora, Tristão preferiu ainda não assegurar matematicamente a vaga alviverde. Mas a comemoração pode ser nesta terça-feira já que a equipe de Luxemburgo pode chegar a 36 pontos, caso vença o Noroeste, no Palestra Itália. Ainda faltará um ponto para os desejados 37, mas talvez nem seja necessário mais que isso para avançar no Paulistão.

Corinthians e São Paulo, em segundo e terceiro lugares respectivamente, também estão com as mãos nas vagas. O Timão está com 92% de possibilidade de avançar, enquanto o Tricolor tem 81%. Os três jogos em casa dos alvinegros na reta final pesaram contra apenas dois são-paulinos. Além disso, um dos dois jogos no Morumbi será o clássico contra o líder Palmeiras. Corintianos e tricolores ainda têm boas chances de se encontrarem nas semifinais já que este é o confronto com mais chances de acontecer na próxima fase.

Agência/Estado

Neymar pode ajudar o Santos a se classificar

A quarta vaga está basicamente entre Santos, Portuguesa e Santo André, com o Barueri alimentando alguma esperança com os seus 7%. Mesmo em quinto, a Lusa, percentualmente, tem a maior possibilidade de classificação com 51% contra 36% de Peixe, atual quarto colocado, e Ramalhão.

– A matemática não enxerga o fator Neymar, que pode conseguir vitórias inesperadas para o Santos nesta reta final de campeonato, já que o time viveu altos e baixos ao longo da competição. Se ele repetir a boa atuação na próxima rodada, a tendência é a chance de classificação santista aumentar cada vez mais. Só o tempo dirá – explicou o matemático.

A briga pelo primeiro lugar se mostra um tanto desigual a cinco rodadas do fim da primeira fase do Paulistão. O Palmeiras tem 80% de possibilidade de terminar na liderança e, se vencer nesta terça, a estatística sobe para 88%. O Corinthians tem apenas 11% de chances, o São Paulo 7%, Santos e Lusa têm 1%.

Confira a situação de cada time:

1º lugar – Palmeiras
Pontos – 33
Chances de chegar às finais – 99%
Jogos que faltam: Noroeste (C); Guaratinguetá (F); Bragantino (C); São Paulo (F); Oeste (F); Botafogo (C)

2º lugar – Corinthians
Pontos – 30
Chances de chegar às finais – 92%
Jogos que faltam: Santos (C); Ponte Preta (C); Guarani (F); Ituano (C); Mirassol (F)

3º lugar – São Paulo
Pontos – 29
Chances de chegar às finais – 81%
Jogos que faltam: Paulista (F); Noroeste (F); Palmeiras (C); Guaratinguetá (C); São Caetano (F)

4º lugar – Santos
Pontos – 27
Chances de chegar às finais – 36%
Jogos que faltam: Corinthians (F); Santo André (C); Barueri (F); Portuguesa (C); Ponte Preta (F)

5º lugar – Portuguesa
Pontos – 27
Chances de chegar às finais – 51%
Jogos que faltam: Ituano (F); Mirassol (C); Marília (C); Santos (F); Santo André (C)

6º lugar – Santo André
Pontos – 26
Chances de chegar às finais – 36%
Jogos que faltam: Botafogo (F); Santos (F); Oeste (C); Barueri (C); Portuguesa (F)

7º lugar – Barueri
Pontos – 22
Chances de chegar às finais – 5%
Jogos que faltam: Ponte Preta (F); Marília (C); Santos (C); Santo André (F); Paulista (C)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: